Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

SP terá em breve nova vara especializada de recuperação judicial e falência

Publicado por FVM Advocacia
há 7 anos

No ano de 2016, com o agravamento da crise econômica, uma das áreas mais afetadas foi a empresarial. O Brasil alcançou números expressivos referentes ao desemprego e também aos pedidos de recuperação judicial e falências.

Houve uma alta de aproximadamente 44,8% nos pedidos de recuperação judicial em comparação com o ano de 2015. Esse número é um reflexo direto da situação de asfixia e que se encontram as empresas, em especial as de pequeno e médio portes, que concentram 90% dos pedidos de recuperação judicial.

Com tamanho acréscimo da demanda e, tendo em vista a necessidade de varas especializadas para tratar de uma matéria repleta de peculiaridades, o Conselho Superior da Magistratura – colegiado de cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo – põe em pauta hoje, proposta de instalação de mais uma Vara de Falência e Recuperação Judicial em SP, a terceira.

A especialização de varas por assunto, formadas por pessoas capacitadas, com juízes aptos a atuar nessas ações, gera maior celeridade e qualidade técnica das decisões.

Tal especialização garante também maior segurança jurídica ao empresariado, garantindo decisões embasadas em conhecimento técnico, o que é uma preocupação constante do MRA Advogados na defesa de seus clientes.

Atualmente o Tribunal de Justiça de São Paulo mantém duas Varas de Falência e Recuperação Judicial. A previsão é de instalar a terceira até o final desse ano.

Também foi aprovada em 2016 a conversão de três varas cíveis em varas empresariais. A meta é instalar duas delas em 2017.

Tramitam nas varas cíveis do Fórum João Mendes 1.329 processos de falência, além de 60.172 incidentes. Aprovada a instalação da terceira Vara de Falências, a meta é que ela assuma o acervo de processos, dando a eles mais celeridade. Após cerca de dois anos, a terceira vara passaria a receber processos novos, a serem distribuídos entre as três Varas de Falência e Recuperação Judicial.

Nossa equipe de atuação nos processos de Recuperação Judicial de Empresas permanece à disposição para maiores informações e esclarecimentos.

Por Fabiana Villela Magalhães

http://mraadv.com.br/noticias/sp-tera-em-breve-nova-vara-especializada-de-recuperação-judicialefal...

  • Sobre o autorADVOCACIA EM DIVERSAS ÁREAS DO DIREITO
  • Publicações22
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sp-tera-em-breve-nova-vara-especializada-de-recuperacao-judicial-e-falencia/421108137

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)